Com 500 km de autonomia elétrica e até 503 CV, o Audi e-tron Sportback está à frente do futuro

Durante alguns dias a Audi dedicou-se a elevar as expectativas sobre o protótipo que iam apresentar no Salão Automóvel de Xangai, e agora podemos finalmente ver sua nova proposta. Este é o Audi e-tron Sportback, um veículo totalmente elétrico com configuração Gran Turismo.

Como parte da apresentação deste protótipo, Rupert Stadler (Presidente do Conselho de Administração da Audi AG) afirmou que “o Audi e-tron será lançado em 2018“, confirmando a chegada do primeiro veículo totalmente elétrico da marca com uma autonomia de até 500 km teóricos. Após a chegada deste modelo, o Audi e-tron Sportback para o qual este protótipo precede aparecerá em 2019.

Audi e-tron Sportback conceito, tradição e futuro da marca

audi e-tron sportback

 

Exteriormente, o e-tron Sportback combina elementos típicos do design da Audi e também novas feições. A grelha singleframe, mais larga do que o normal, torna-se um elemento aerodinâmico sólido que não deixa passar o ar, exceto nas extremidades. Outro dos sinais de identidade que a Audi nos mostrou no teaser foram os faróis, que usam a tecnologia Matrix LED capaz de iluminar a estrada seletivamente.

Cada farol é composto por 250 LEDs independentes, capazes de fazer desenhos ou simular movimentos, e sob estes faróis está a Digital Matrix Light (DML), projetores laser com uma resolução de 1,3 milhões de pixels capazes de projetar informações sobre a estrada para comunicar com outros veículos.

 

carro elétrico audi e-tron

 

Com uma linha semelhante à usada em outros modelos da marca como o A5 e o A7 Sportback, este protótipo possui um perfil com um teto ligeiramente descaído atrás e acaba juntando-se com uma linha marcada na parte traseira. As nervuras e bordas dão um caráter forte a este protótipo.

Em geral, as linhas horizontais presidem no corpo desde a frente para a traseira passando pelas quatro portas do carro. Em contraste, as jantes atrativas suportam grandes rodas de 23 polegadas e possuem cinco raios em tons escuros. Em relação às medidas, a Audi refere que engloba este veículo na mesma categoria do Audi A7, possuindo um comprimento total de 4.90 metros por 1,98 metros de largura e 1,53 metros de altura.

 

audi sportback eletrico

 

Na parte traseira, os faróis unem-se seguindo uma linha de luz que atravessa a porta e uma protuberância horizontal divide os dois níveis do corpo.

Três motores de alta eficiência até 503 cavalos

carro eletrico audi

 

A Audi afirma que a motorização elétrica do e-tron Sportback será usada por futuros modelos de produção com um motor elétrico no eixo dianteiro e dois na traseira o que o tornam um carro com 435 CV de potência e com um modo boost de até 503 CV, todos com refrigeração líquida. Com estes números será capaz de alcançar 100 km/h em 4,5 segundos.

O modo habitual de funcionamento só irá utilizar o motor da frente em fases de baixa carga, mas se exigir mais, o programa S (mais desportivo) vai iniciar e todos os motores começarão a trabalhar simultaneamente com até 800 Nm. A velocidade máxima é limitada a 210 km/h.

novo carro elétrico audi

Para gerir a energia disponível, o Audi e-tron Sportback pode modular a potência, o modo de condução ou a intensidade da travagem, além de regular a retenção gerada pelos motores eléctricos para avançar com a inércia ao soltar o acelerador.

No que diz respeito à sua autonomia, a Audi utilizou uma bateria de lítio-íon de 95 kWh sob o compartimento de passageiros para fornecer energia aos seus motores de alta eficiência. O resultado é uma autonomia de até 500 km no ciclo NEDC, quantidade que será menor na condução real. Ao usar um carregador de 150 kW e corrente contínua será capaz de cobrir 400 km com 30 minutos de carga de acordo com a marca. Também está preparado para recarregar sem cabos (Audi Wireless Charging).

primeiro carro elétrico audi

Quanto ao chassi, o Audi e-tron Sportback utiliza suspensão pneumática adaptativa que é regulada até 63 mm para minimizar a resistência ao ar, suspensões independentes e um conjunto de soluções que teriam de ser vistas se ligarem a um carro de produção real.

Interior futurístico com toques de realidade

carro audi e-tron eletrico

 

No interior também se estendem as linhas horizontais, aproveitando cada centímetro de espaço para que os quatro ocupantes possam ter espaço mais do que suficiente tanto nas pernas como na altura do ombro. Além disso, o interior utiliza cores claras e neutras para aumentar a claridade, juntamente com grandes superfícies envidraçadas, acentuando a sensação de maior espaço.

O painel totalmente digital desce da peça horizontal para o túnel central possuindo dois ecrãs, o de cima com 10 polegadas para sistema de entretenimento e status do veículo e, abaixo, outro com controle de toque OLED para controlo da temperatura. Na frente do lugar de acompanhante existe um outro pequeno ecrã com mais alguns dados de viagem.

 

audi elétrico

 

O interior é uma ode à tecnologia com telas de toque até nos painéis das portas. Estas telas mostram as imagens das câmaras que substituem os espelhos convencionais e ajudam a minimizar o impacto aerodinâmico destes elementos ao neutralizar o ponto cego.

Os passageiros na segunda fila também têm as suas próprias telas para controlar as funções de ar condicionado. Todos os ocupantes podem também desfrutar da Internet através de uma rede 4G que pode ser ligada a partir dos seus dispositivos.

 

novo carro elétrico

 

A Audi não esqueceu a mala, dando ao e-tron Sportback uma capacidade que alcança 550 litros na sua configuração de quatro assentos ou até 1.450 litros baixando os assentos traseiros.

 

Deixe o seu comentário...

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *